Tempo de leitura: 4 minutos
Ter um emprego é algo que muitas pessoas buscam, e por isso, se sentem muito felizes quando conseguem.
Muitas vezes, ter um emprego ajuda não somente na vida financeira da pessoa, mas em sua saúde física e mental, além de evitar vários problemas.
Mas e o quando o emprego faz mal? Você sabe como identificar isso? Se ainda não, leia este artigo até o final, que falaremos sobre a possibilidade de seu emprego atual estar lhe fazendo mal.
Por que um emprego faz mal?
Há vários motivos pelos quais um emprego pode estar fazendo mal à pessoa, e agora vamos citar alguns deles.
Na maioria das vezes que o emprego está fazendo mal são questões relacionadas ao estresse, e por isso citarei vários exemplos aqui, relacionados ou não com o estresse.
O estresse é uma condição que pode atrapalhar muito a vida das pessoas. Ele pode ser causado por vários motivos e infelizmente, também pode desencadear outras doenças.
Por este motivo, ele deve ser tratado, e uma das formas de tratar o estresse é justamente descobrindo sua casa, que pode ou não ser relacionada com o trabalho.
Um exemplo de quando um emprego pode estar fazendo mal é quando há uma grande cobrança em cima de você, seja de trabalhos a serem entregues, prazos a serem cumpridos, entre outros.
Outro exemplo é quando há uma pressão excessiva, principalmente que vem dos superiores. Isso pode causar efeito negativo, já que sabemos que a maioria das pessoas não gostam de trabalhar sob pressão.
Mais um possível motivo do qual um emprego pode lhe estar fazendo mal é um relacionamento complicado com os colegas de trabalho.
Muitas vezes, no ambiente coorporativo, pode haver muitas pessoas de má índole, que querem tomar posições, “puxam tapetes” e fazem o que for preciso para chegar onde quer, mesmo que isso significa passar por cima de outras pessoas.
Além disso, existem casos também de ambientes onde as pessoas são negativas, ou conversam muito sobre assuntos que nada tem a agregar e na maioria das vezes, só atrapalham.
Conversas como essas, fofocas e picuinhas podem realmente fazer mal as pessoas próximas, já que se trata de um ambiente com muitas pessoas tóxicas.
Seu emprego pode estar fazendo mal por questão do próprio ambiente e local de trabalho também.
As vezes, a climatização do local ou até mesmo posição dos móveis, tudo isso pode te afetar negativamente.
Ou também em casos no qual você se sente desconfortável, como por exemplo, usando uma cadeira que não está alinhada na posição correta para que você use o computador.
Às vezes, as próprias regras do local também pode ser regras que não se encaixam para você e por isso podem estar te fazendo mal, como por exemplo, o uso de determinado tipo de roupa ou maquiagem.
Ter um salário baixo também pode ser algo negativo e que além de não dar uma ótima qualidade de vida para você, pode te deixar com a autoestima mais baixa, piorando a situação.
E por fim, citamos o motivo de que você pode não gostar do tipo de trabalho que faz.
Fazer algo que não gosta não é nada bacana, e por isso, se você se encontra nessa situação, pode ser que realmente seu emprego esteja te fazendo mal.
Como contornar essa situação?
Pode ser que entre os motivos citados acima, você tenha se identificado com um ou mais deles.
Neste caso, você já deve ter identificado se seu emprego pode estar lhe fazendo mal ou não.
O primeiro passo para contornar essa situação é saber identificar isso.
Após isso e identificado a causa de ficar mal no emprego, vale você repensar se quer ou não continuar nesse emprego e claro, se precisa ou não ficar nele.
Entendendo isso, pode ser que você já consiga solucionar o seu problema, seja continuando no emprego ou não.
Se a sua opção é continuar no emprego, seja por necessidade ou porque gosta e não quer sair, vale você buscar meios de resolver a causa do que está te fazendo mal.
Neste caso, vale avaliar esse motivo e buscar meios de contorna-lo, como por exemplo, pedir para mudar de sala ou de cargo, verificar a possibilidade de aumento, buscar formas melhores de lidar com colegas e superiores, entre outros.
Enfim, o importante é que você busque ao máximo formas de se livrar do que exatamente está te fazendo mal e assim, estar em um local onde se sinta bem, principalmente consigo mesmo (a).